Abordagem

A proposta visa disponibilizar um portal de informações sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no enfrentamento da COVID-19. Para tal, informativos técnico-científicos estão sendo gerados a partir do estudo da literatura científica atual e contextualização à luz dos conhecimentos biofarmacêuticos, ou seja, de aspectos relacionados aos fármacos cloroquina, hidroxicloroquina e seus diferentes sais, bem como, das formas farmacêuticas já disponibilizadas ou disponíveis no comércio, a fim de subsidiar profissionais da área da saúde atuantes nos diversos setores (acadêmico, assistencial, hospitalar, industrial) tanto públicos quanto privados na utilização destes medicamentos frente à pandemia em nosso país.

 

No curto prazo serão compiladas e disponibilizadas informações sobre:

- Propriedades químicas e físico-químicas

- Mecanismos de ação e farmacocinética

- Risco terapêutico

- Efeitos adversos e toxicidade

- Interações medicamentosas

- Medicamentos disponíveis e descrição dos excipientes

- Caracterização biofarmacêutica

- Classificação biofarmacêutica

 

Haverá atualização constante dos informativos, os quais possibilitarão que seus leitores, sejam da área da saúde ou não, possam entrar em contato para dirimir eventuais dúvidas.

 

Tais informações se justificam, visto que as características do fármaco e da forma farmacêutica influenciam na quantidade de fármaco que atinge a circulação sanguínea, e por conseguinte na eficácia terapêutica. Neste sentido, cabe salientar que estudos ainda são necessários para comprovar a eficácia de medicamentos contendo cloroquina e seus sais para o tratamento da COVID-19.

 

Dessa forma, apesar dos primeiros resultados serem “promissores”, eles ainda precisam ser totalmente examinados, sendo essencial a realização de ensaios controlados para determinar com precisão a eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina como tratamento para a COVID-19.